aries-2-612x409.jpg
aries-2-612x409.jpg

Designer-desenvolvedor: uma profissão dinâmica graças aos desenvolvimentos em tecnologias móveis

Designer-desenvolvedor: uma profissão dinâmica graças aos desenvolvimentos em tecnologias móveis

Designer-desenvolvedor: uma profissão dinâmica graças aos desenvolvimentos em tecnologias móveis

As profissões técnicas digitais estão em constante evolução. A mudança de usos desempenha um papel muito importante na mudança das habilidades a serem adquiridas pelos profissionais. O celular está cada vez mais no centro dos usos digitais. Essa tendência está forçando empresas e profissionais a se adaptarem. Os institutos de formação devem também repensar os seus programas de acordo com estas novas competências que permitem destacar as empresas e os candidatos. Para entender melhor esse contexto, conversamos com Christophe Olivier, desenvolvedor web e referente educacional de Áries. A escola superior oferece notavelmente  um curso de designer, web e desenvolvedor móvel Bac+3 .

A evolução dos usos e tecnologias móveis

O celular é uma tendência fundamental. Os estudos são unânimes sobre o assunto: os países ocidentais estão gradualmente passando da era do computador fixo para a do celular, enquanto os países em desenvolvimento foram diretamente para o celular, pulando  a caixa do PC . Cada destaque do e-commerce é uma oportunidade para relembrá-lo, desde as vendas até a Black Friday. Na França, mais de 25% do faturamento do e-commerce foi gerado no mobile em 2016 ( fonte: FEVAD ). 52% dos sites de comércio eletrônico geram mais de 10% de seu faturamento em smartphones, comparado a 19% em 2015. Para oferecer interfaces eficazes, as empresas devem recrutar desenvolvedores que tenham as habilidades necessárias.

A criação de interfaces de e-commerce exige o desenvolvimento web, responsivo ou adaptado, e o design de aplicativos móveis.

A formação técnica superior deve seguir a tendência e oferecer essa dupla habilidade. Nas escolas de Áries, o design responsivo é parte integrante do primeiro ano de treinamento na web. Deixamos a criação de sites nos anos superiores para avançar para o desenvolvimento web e aplicativos móveis.

Os websites são cada vez mais complexos: integram mais funcionalidades e serviços e utilizam bases de dados. O desenvolvimento de aplicativos, mas também o desenvolvimento móvel, por meio de aplicativos nativos ou híbridos, é uma tendência fundamental.

aries-1-612x409.jpg
aries-1-612×409.jpg

As habilidades técnicas do designer desenvolvedor

Para aceder à sua formação bac+3, a Áries solicita aos alunos e colaboradores em formação que dominem um certo número de competências básicas: HTML, CSS, PHP, gestão de pedidos com base de dados, etc. aqueles que não têm as habilidades apropriadas. Então, o objetivo é atender às expectativas do mercado. As empresas parceiras da Ecole Supérieure citam dois pontos essenciais:

  • Habilidades de desenvolvimento web com gerenciamento de banco de dados
  • Habilidades de desenvolvimento de aplicativos móveis.

Para atender a essas necessidades, várias áreas de aprendizagem são necessárias.

O PHP Orientado a Objetos e o uso de frameworks como o Symfony 3 continuam sendo essenciais para atender às necessidades de um grande número de empresas de desenvolvimento web. As metodologias também são um elemento essencial para otimizar o processo de design seja para aplicações web ou mobile.

Também é aconselhável fortalecer suas habilidades técnicas com uma reflexão real sobre o design e a importância da experiência do usuário.

Oferecemos aos nossos alunos o aprendizado de linguagens de programação como JAVA, para dominar o desenvolvimento mobile com o Android SDK e o desenvolvimento híbrido com o Ionic.

A importância das metodologias para encontrar um emprego

Além dessas habilidades fundamentais, os métodos desempenham um papel cada vez mais central. Dois tipos de metodologia podem ser distinguidos:

  • Métodos técnicos para projetar um aplicativo ou um banco de dados
  • Métodos para trabalhar em conjunto (gerenciamento de projetos)

Pensamos em métodos ágeis, SCRUM em particular. Eles são fundamentais para o desenvolvimento colaborativo.

Para maximizar sua empregabilidade, os profissionais de desenvolvimento precisam consolidar suas habilidades técnicas e suas metodologias.

As empresas precisam de profissionais com capacidade de trabalhar em equipe no desenvolvimento colaborativo e, ao mesmo tempo, com forte autonomia graças a um verdadeiro conhecimento técnico.

aries-2-612x409.jpg
aries-2-612×409.jpg

Um curso para se tornar um desenvolvedor designer

Aries treina estudantes e funcionários que desejam se tornar designers-desenvolvedores. Um curso de designer, web e desenvolvedor móvel Bac+3  é oferecido notavelmente. Esta é uma formação aberta a todos: um teste e uma entrevista validam a aquisição das competências básicas exigidas pela formação. Se necessário, você pode participar de sessões de atualização ou optar por um ano inferior. Este curso permite formar técnicos muito especializados em desenvolvimento web e mobile. A empregabilidade dos jovens licenciados é importante: 100% da turma de 2016 encontrou um emprego correspondente aos seus estudos antes do final do ano civil.

Áries aconselha os interessados ​​neste treinamento a contatá-los o mais rápido possível. O próximo ano letivo está chegando rapidamente e é melhor começar cedo para colocar as probabilidades do seu lado. Este é um curso sanduíche, que pode ser financiado graças ao OPCA da empresa: você poderá, portanto, colocar em prática as habilidades técnicas aprendidas na escola no campo. A cada ano, as promoções acolhem tanto alunos, funcionários em requalificação e profissionais que já atuam no digital: um mix que gera trocas interessantes entre os aprendizes. Ao final deste ano de treinamento, você obterá a certificação Web Designer e Desenvolvedor (RNCP nível II).