O que é AIDA
O que é AIDA

O que é AIDA? Conheça a técnica campeã de marketing e vendas

A técnica AIDA de vendas e marketing é uma estratégia voltada para a condução de leads ao longo do funil de vendas. Para isso, utiliza como base o comportamento do consumidor, visando criar estratégias capazes de otimizar sua jornada de compra.

Na prática, consiste em atrair a atenção dos consumidores, fazendo com que se interessem pelo seu produto/serviço para, em seguida, apresentar seus diferenciais, despertando seu desejo, a fim de levá-los a ação, que pode ser desde o simples cadastro em uma newsletter, até a compra efetiva de um produto.

Quer entender como tudo isso funciona na prática? A gente te mostra!

Para te deixar por dentro do assunto, preparamos este artigo, onde explicamos o que é AIDA e como essa metodologia funciona, além de dicas e exemplos práticos de como utilizá-la nos diferentes níveis do funil de vendas. Aproveite a leitura!

O que é AIDA?

AIDA é a sigla para Attention (Atenção), Interest (Interesse), Desire (Desejo) e Action (Ação), que consiste em uma estratégia voltada para conduzir o lead pelo funil de vendas, otimizando sua jornada de compra.

Para isso, toma como base o próprio comportamento do consumidor, atraindo sua atenção e identificando em qual estágio do funil de vendas se encontra, para então, aplicar estratégias capazes de auxiliá-lo em sua tomada de decisão. Contribuindo assim, tanto para a geração de novos leads quanto para o aumento nas vendas.

Qual é o objetivo da metodologia AIDA?

O grande objetivo da técnica AIDA é tornar o processo de vendas mais eficiente, elevando a performance da empresa e melhorando seus resultados. Para isso, atua desde a atração até a conversão de leads em clientes.

Como a técnica AIDA funciona na prática?

A ideia central da técnica AIDA é capturar a atenção do consumidor por meio de conteúdos relevantes, que sejam capazes de envolvê-lo e despertar seu interesse, encorajando-o a realizar uma ação, que pode ser assinar uma newsletter ou até mesmo a compra de um produto específico.

Quando bem executada, a fórmula AIDA de copywriting tende a gerar bons resultados.

“Mas, o que é copywriting?”

Copywriting é um estilo de escrita, muito utilizado em marketing e vendas, que possui um teor mais persuasivo, com o objetivo de influenciar o comportamento do público, incentivando-o a realizar determinada ação.

Para isso, faz uso dos famosos gatilhos mentais, que são circunstâncias externas capazes de aumentar a probabilidade de um indivíduo engajar em determinada ação. Dentre os principais exemplos, desses gatilhos, temos: escassez, urgência, exclusividade, prova social e muitos outros. 

Quer entender melhor o assunto e conhecer outros tipos de gatilhos mentais? Então, confira o vídeo abaixo: 

Como aplicar a fórmula AIDA de copywriting?

Aplicar a fórmula AIDA de copywriting à sua estratégia não tem mistério. O ponto central está em criar conteúdos de qualidade, capazes de apresentar sua marca, bem como seus produtos/serviços para os consumidores, evidenciando como podem resolver seus problemas, destacando suas vantagens e diferenciais.

Vamos ver um passo a passo para facilitar o entendimento:

1. Attention (Atenção)

A ideia aqui é chamar a atenção do consumidor. Você pode fazer isso de diferentes formas: fazendo uma pergunta, relatando um fato interessante, despertando sua curiosidade ou prometendo algo. Mas, atenção: se prometer, terá de cumprir! Do contrário, quebrará a confiança de seu interlocutor.

2. Interest (Interesse)

Uma vez que você tenha a atenção da pessoa, podemos presumir que ela já está interessada no que você tem a dizer. Neste momento, você precisa manter sua atenção. “E como fazer isso?” Dando informações, é claro! Desse modo, você vai nutrindo este interesse inicial, envolvendo a pessoa para o passo seguinte.

3. Desire (Desejo)

Aqui já temos um consumidor envolvido com o que você está mostrando. Logo, é o melhor momento para reforçar essa relação, demonstrando os pontos fortes e diferenciais do seu produto ou serviço. Ou seja, provando que ele pode, de fato, resolver os problemas do consumidor, a fim de despertar seu desejo.

Para isso, nada melhor do que apresentar demonstrações de uso, antes/depois, cases de sucesso, além de provas sociais, como depoimentos de clientes satisfeitos.

4. Action (Ação)

Você já atraiu a atenção do consumidor, gerou interesse e despertou o seu desejo, logo, chegamos ao ponto decisivo da fórmula AIDA de copywriting: a chamada para ação, também conhecida como call to action ou simplesmente CTA, que nada mais é do que uma sugestão para que o lead dê o próximo passo, fechando a compra.

Para isso, você pode utilizar estratégias como: benefícios exclusivos, cupons de desconto, condições especiais de pagamento, etc. Inclusive, é nesta etapa que entram os tais gatilhos mentais que mencionamos anteriormente.

Como aplicar a técnica AIDA de vendas? 4 dicas

Agora que você já sabe o que é AIDA e como essa metodologia funciona, deve estar se perguntando: “afinal, como aplicar a técnica AIDA de vendas?”

Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para que você tenha bons resultados com essa estratégia:

1. Conheça muito bem seu produto/serviço

Esse é o ponto mais básico para qualquer tipo de empresa. Afinal, para vender algo, você precisa conhecer e acreditar naquilo que está vendendo, concorda? Do contrário, como irá transmitir confiança para os consumidores?

Isso é extremamente importante para mostrar aos clientes quais são os pontos fortes da sua marca e como ela se diferencia da concorrência.

2. Conheça o perfil do seu consumidor

Se conhecer o seu produto é o ponto mais importante, podemos dizer que o segundo lugar nessa hierarquia é: conhecer o perfil do seu consumidor. Então, quem é o seu cliente ideal?

Uma estratégia super válida aqui é definir uma persona para embasar a sua estratégia. Esse passo é essencial para que você possa adequar sua linguagem e tom de voz. Afinal, você não vai se dirigir a um jovem de 18 anos da mesma forma que fala com um senhor de 60. Faz sentido?

3. Gere valor para o seu público

Muito se fala em gerar valor para os usuários, não é mesmo? “Mas, como fazer isso na prática?” Criando conteúdos relevantes, é claro!

Assim, além de apresentar sua marca para o consumidor, você ainda será capaz de se diferenciar de seus concorrentes, posicionando-se como alguém comprometido e que realmente pode resolver os problemas de seus clientes.

4. Produza conteúdos para os diferentes níveis do funil de vendas

O objetivo aqui é atrair novos leads e conduzi-los pelo funil. Portanto, você precisa produzir conteúdos focados em seus diferentes níveis. Uma proporção muito utilizada é: 50% focados em topo de funil, 30% para meio e 20% para fundo.

Exemplos de aplicação da técnica AIDA para vendas

Para ficar mais claro o que é a técnica AIDA de vendas e como ela funciona na prática, que tal vermos exemplos de AIDA aplicada nas diferentes etapas do funil de vendas?

Digamos que você trabalhe com limpeza de estofados, de que forma a técnica AIDA poderia ser aplicada para alavancar suas vendas?

Na primeira etapa, referente a atenção, você poderia lançar uma chamada, como:

“Seu sofá está todo sujo e cheio de manchas? Está pensando em trocar? Com o nosso serviço de limpeza e higienização de estofados, ele ficará parecendo novinho em folha e você ainda economiza uma boa grana!”

Já na segunda etapa, de interesse, você poderia produzir conteúdos falando sobre a importância e benefícios da higienização de sofás, colchões e tapetes.

Na terceira etapa, de desejo, é o momento de brilhar e mostrar do que o seu serviço é capaz. Portanto, capriche nas fotos de antes e depois, demonstrando na prática o resultado da limpeza. Também pode incluir depoimentos de clientes, evidenciando a qualidade do serviço e a economia que ele representa.

E na quarta e última etapa, é o momento de chamar o cliente para a ação. Pense em alguma oferta ou benefício exclusivo que faça sentido. No caso do nosso exemplo de AIDA, vamos usar a chamada:

“Os primeiros cinco clientes que entrarem em contato terão 20% de desconto. Não perca tempo, entre em contato agora mesmo!” 

É claro que este é apenas um exemplo de AIDA para ilustrar como a metodologia funciona na prática. Mas, já deu para ter uma noção de como é simples, não é mesmo?

A técnica AINDA é o que sua empresa precisa para decolar!

A metodologia AIDA é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para otimizar seu processo de vendas, atraindo novos leads e convertendo-os em clientes. 

O segredo de seu sucesso está no fato de ela se basear nas percepções, sensações e sentimentos dos consumidores, entendendo-os profundamente e oferecendo exatamente aquilo que buscam. É claro que, para isso, é muito importante coletar dados e conhecer seu público a fundo.

O que você está esperando para experimentar esta técnica na sua companhia?

Curtiu este conteúdo? Então, compartilhe com alguém que precisa saber o que é AIDA, para que também possa se beneficiar desta técnica incrível de marketing e vendas!