A técnica AIDA de vendas e marketing é uma estratégia voltada para a condução de leads ao longo do funil de vendas. Para isso, utiliza como base o comportamento do consumidor, visando criar estratégias capazes de otimizar sua jornada de compra.
Na prática, consiste em atrair a atenção dos consumidores, fazendo com que se interessem pelo seu produto/serviço para, em seguida, apresentar seus diferenciais, despertando seu desejo, a fim de levá-los a ação, que pode ser desde o simples cadastro em uma newsletter, até a compra efetiva de um produto.
Quer entender como tudo isso funciona na prática? A gente te mostra!
Para te deixar por dentro do assunto, preparamos este artigo, onde explicamos o que é AIDA e como essa metodologia funciona, além de dicas e exemplos práticos de como utilizá-la nos diferentes níveis do funil de vendas. Aproveite a leitura!
O que é AIDA?
AIDA é a sigla para Attention (Atenção), Interest (Interesse), Desire (Desejo) e Action (Ação), que consiste em uma estratégia voltada para conduzir o lead pelo funil de vendas, otimizando sua jornada de compra.
Para isso, toma como base o próprio comportamento do consumidor, atraindo sua atenção e identificando em qual estágio do funil de vendas se encontra, para então, aplicar estratégias capazes de auxiliá-lo em sua tomada de decisão. Contribuindo assim, tanto para a geração de novos leads quanto para o aumento nas vendas.
Qual é o objetivo da metodologia AIDA?
O grande objetivo da técnica AIDA é tornar o processo de vendas mais eficiente, elevando a performance da empresa e melhorando seus resultados. Para isso, atua desde a atração até a conversão de leads em clientes.
Como a técnica AIDA funciona na prática?
A ideia central da técnica AIDA é capturar a atenção do consumidor por meio de conteúdos relevantes, que sejam capazes de envolvê-lo e despertar seu interesse, encorajando-o a realizar uma ação, que pode ser assinar uma newsletter ou até mesmo a compra de um produto específico.
Quando bem executada, a fórmula AIDA de copywriting tende a gerar bons resultados.
“Mas, o que é copywriting?”
Copywriting é um estilo de escrita, muito utilizado em marketing e vendas, que possui um teor mais persuasivo, com o objetivo de influenciar o comportamento do público, incentivando-o a realizar determinada ação.
Para isso, faz uso dos famosos gatilhos mentais, que são circunstâncias externas capazes de aumentar a probabilidade de um indivíduo engajar em determinada ação. Dentre os principais exemplos, desses gatilhos, temos: escassez, urgência, exclusividade, prova social e muitos outros.
Quer entender melhor o assunto e conhecer outros tipos de gatilhos mentais? Então, confira o vídeo abaixo:
Como aplicar a fórmula AIDA de copywriting?
Aplicar a fórmula AIDA de copywriting à sua estratégia não tem mistério. O ponto central está em criar conteúdos de qualidade, capazes de apresentar sua marca, bem como seus produtos/serviços para os consumidores, evidenciando como podem resolver seus problemas, destacando suas vantagens e diferenciais.
Vamos ver um passo a passo para facilitar o entendimento:
1. Attention (Atenção)
A ideia aqui é chamar a atenção do consumidor. Você pode fazer isso de diferentes formas: fazendo uma pergunta, relatando um fato interessante, despertando sua curiosidade ou prometendo algo. Mas, atenção: se prometer, terá de cumprir! Do contrário, quebrará a confiança de seu interlocutor.
2. Interest (Interesse)
Uma vez que você tenha a atenção da pessoa, podemos presumir que ela já está interessada no que você tem a dizer. Neste momento, você precisa manter sua atenção. “E como fazer isso?” Dando informações, é claro! Desse modo, você vai nutrindo este interesse inicial, envolvendo a pessoa para o passo seguinte.
3. Desire (Desejo)
Aqui já temos um consumidor envolvido com o que você está mostrando. Logo, é o melhor momento para reforçar essa relação, demonstrando os pontos fortes e diferenciais do seu produto ou serviço. Ou seja, provando que ele pode, de fato, resolver os problemas do consumidor, a fim de despertar seu desejo.
Para isso, nada melhor do que apresentar demonstrações de uso, antes/depois, cases de sucesso, além de provas sociais, como depoimentos de clientes satisfeitos.
4. Action (Ação)
Você já atraiu a atenção do consumidor, gerou interesse e despertou o seu desejo, logo, chegamos ao ponto decisivo da fórmula AIDA de copywriting: a chamada para ação, também conhecida como call to action ou simplesmente CTA, que nada mais é do que uma sugestão para que o lead dê o próximo passo, fechando a compra.
Para isso, você pode utilizar estratégias como: benefícios exclusivos, cupons de desconto, condições especiais de pagamento, etc. Inclusive, é nesta etapa que entram os tais gatilhos mentais que mencionamos anteriormente.
Como aplicar a técnica AIDA de vendas? 4 dicas
Agora que você já sabe o que é AIDA e como essa metodologia funciona, deve estar se perguntando: “afinal, como aplicar a técnica AIDA de vendas?”
Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para que você tenha bons resultados com essa estratégia:
1. Conheça muito bem seu produto/serviço
Esse é o ponto mais básico para qualquer tipo de empresa. Afinal, para vender algo, você precisa conhecer e acreditar naquilo que está vendendo, concorda? Do contrário, como irá transmitir confiança para os consumidores?
Isso é extremamente importante para mostrar aos clientes quais são os pontos fortes da sua marca e como ela se diferencia da concorrência.
2. Conheça o perfil do seu consumidor
Se conhecer o seu produto é o ponto mais importante, podemos dizer que o segundo lugar nessa hierarquia é: conhecer o perfil do seu consumidor. Então, quem é o seu cliente ideal?
Uma estratégia super válida aqui é definir uma persona para embasar a sua estratégia. Esse passo é essencial para que você possa adequar sua linguagem e tom de voz. Afinal, você não vai se dirigir a um jovem de 18 anos da mesma forma que fala com um senhor de 60. Faz sentido?
3. Gere valor para o seu público
Muito se fala em gerar valor para os usuários, não é mesmo? “Mas, como fazer isso na prática?” Criando conteúdos relevantes, é claro!
Assim, além de apresentar sua marca para o consumidor, você ainda será capaz de se diferenciar de seus concorrentes, posicionando-se como alguém comprometido e que realmente pode resolver os problemas de seus clientes.
4. Produza conteúdos para os diferentes níveis do funil de vendas
O objetivo aqui é atrair novos leads e conduzi-los pelo funil. Portanto, você precisa produzir conteúdos focados em seus diferentes níveis. Uma proporção muito utilizada é: 50% focados em topo de funil, 30% para meio e 20% para fundo.
Exemplos de aplicação da técnica AIDA para vendas
Para ficar mais claro o que é a técnica AIDA de vendas e como ela funciona na prática, que tal vermos exemplos de AIDA aplicada nas diferentes etapas do funil de vendas?
Digamos que você trabalhe com limpeza de estofados, de que forma a técnica AIDA poderia ser aplicada para alavancar suas vendas?
Na primeira etapa, referente a atenção, você poderia lançar uma chamada, como:
“Seu sofá está todo sujo e cheio de manchas? Está pensando em trocar? Com o nosso serviço de limpeza e higienização de estofados, ele ficará parecendo novinho em folha e você ainda economiza uma boa grana!”
Já na segunda etapa, de interesse, você poderia produzir conteúdos falando sobre a importância e benefícios da higienização de sofás, colchões e tapetes.
Na terceira etapa, de desejo, é o momento de brilhar e mostrar do que o seu serviço é capaz. Portanto, capriche nas fotos de antes e depois, demonstrando na prática o resultado da limpeza. Também pode incluir depoimentos de clientes, evidenciando a qualidade do serviço e a economia que ele representa.
E na quarta e última etapa, é o momento de chamar o cliente para a ação. Pense em alguma oferta ou benefício exclusivo que faça sentido. No caso do nosso exemplo de AIDA, vamos usar a chamada:
“Os primeiros cinco clientes que entrarem em contato terão 20% de desconto. Não perca tempo, entre em contato agora mesmo!”
É claro que este é apenas um exemplo de AIDA para ilustrar como a metodologia funciona na prática. Mas, já deu para ter uma noção de como é simples, não é mesmo?
A técnica AINDA é o que sua empresa precisa para decolar!
A metodologia AIDA é, sem dúvidas, uma das melhores estratégias para otimizar seu processo de vendas, atraindo novos leads e convertendo-os em clientes.
O segredo de seu sucesso está no fato de ela se basear nas percepções, sensações e sentimentos dos consumidores, entendendo-os profundamente e oferecendo exatamente aquilo que buscam. É claro que, para isso, é muito importante coletar dados e conhecer seu público a fundo.
O que você está esperando para experimentar esta técnica na sua companhia?
Curtiu este conteúdo? Então, compartilhe com alguém que precisa saber o que é AIDA, para que também possa se beneficiar desta técnica incrível de marketing e vendas!
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