android-o-165x86.png
android-o-165x86.png

Android O: uma visão geral das novidades

Android O: uma visão geral das novidades

Android O: uma visão geral das novidades

Desde seu lançamento em 2008, o sistema operacional móvel do Google continuou a evoluir. Novas versões principais do sistema operacional geralmente são lançadas no outono. A próxima versão, Android O, não será exceção à regra. A sua entrega em versão final está prevista para o terceiro trimestre de 2017. Para permitir às empresas prepararem as suas aplicações móveis para Android O, a Google acaba de lhes disponibilizar a versão ‘ developer preview ‘ da próxima versão do Android.

android-o-612x235.jpg
android-o-612×235.jpg

Embora ainda não saibamos o nome desta nova versão (muitos esperam pelo Android Oreo desde este tweet do SVP do Android), esta prévia do desenvolvedor nos permite aprender mais sobre os recursos do Android O.

Aplicativos restritos em segundo plano

Para preservar a bateria dos smartphones Android e melhorar o UX, o Google limitará as possibilidades de aplicativos abertos em segundo plano. Limitações relacionadas à geolocalização e execução em segundo plano serão aplicadas, mas não se preocupe: você ainda poderá ouvir música em segundo plano.

Notificações categorizadas

Outra novidade: os desenvolvedores poderão categorizar as notificações enviadas aos usuários, por meio da API Notification Channels. Os aplicativos poderão, assim, criar diferentes tipos de notificações, que os usuários podem desativar individualmente. Os aplicativos de mensagens poderão criar um canal por conversa para permitir que os usuários bloqueiem facilmente as notificações.

Ícones adaptados a cada smartphone

O Google permitirá que designers criem ícones facilmente adaptados a cada smartphone. Objetivo: beneficiar de formas de ícones consistentes, independentemente do terminal utilizado. De fato, as formas dos ícones diferem de acordo com as versões do Android e as sobreposições dos fabricantes. Os desenvolvedores poderão integrar facilmente várias formas de ícones e várias animações (ícones adaptáveis).

android-o.gif
android-o.gif

Un mode picture-in-picture no Android

Você pode estar familiarizado com o modo PiP em televisores: ele permite assistir a dois programas simultaneamente (um canal em tela cheia, um segundo em uma inserção colocada em um canto). Em breve você poderá fazer o mesmo em seu smartphone ou tablet equipado com Android O.

Uma ferramenta para preencher formulários facilmente

As APIs de preenchimento automático chegam ao Android O. Objetivo: permitir que os usuários selecionem um gerenciador seguro para preencher automaticamente os campos de uma página da web ou de um aplicativo: login e senhas, informações pessoais (sobrenome, nome, endereço etc.), Banco dados…

O número de notificações em ícones de aplicativos

Você finalmente poderá saber quantas notificações estão esperando por você em cada aplicativo, sem sair da tela inicial do seu smartphone Android. Assim como no iOS, um emblema circular com o número de notificações pendentes será exibido nos aplicativos que suportam esse recurso. Obviamente pensamos em redes sociais, aplicativos de mensagens e Gmail ou Outlook.

E muitas outras novidades

O Android O está disponível na versão Preview no Nexus 5X, 6P, Player, Pixel, Pixel XL e Pixel C. Entre as outras novidades do Android O, podemos citar: a possibilidade de adicionar atalhos personalizados na tela de bloqueio, um menu Configurações completamente revisadas , suporte para temas, modo NAN para WiFi, suporte para o codec aptX para Bluetooth e Wide Gamut, fontes XML…