scrum-master-cap-165x86.jpg
scrum-master-cap-165x86.jpg

De Desenvolvedor a Scrum Master: Um Conto de Evolução de Carreira Ágil

De Desenvolvedor a Scrum Master: Um Conto de Evolução de Carreira Ágil

De Desenvolvedor a Scrum Master: Um Conto de Evolução de Carreira Ágil

As profissões da web estão, sem dúvida, entre as que mais estão evoluindo. Novas profissões são criadas regularmente, o papel de todos nunca é definido, novas habilidades aparecem e formas de se organizar. Pensa-se em particular no método ágil, que pouco a pouco interfere nas equipas técnicas. Para facilitar as discussões e otimizar o processo de design, alguns desenvolvedores se tornaram scrum masters. Essa mudança é natural para muitos profissionais do setor, embora não seja a única carreira possível para desenvolvedores. Para saber mais, conhecemos Céline Vérité, uma ex-desenvolvedora que se tornou scrum master na Capgemini.

Da correção de bugs ao gerenciamento de equipes

Céline começou sua carreira apoiando um aplicativo: “Recebi tickets de anomalia, analisei e corrigi o código defeituoso quando o bug estava associado a um erro de desenvolvimento. Então, meu papel evoluiu: eu estava familiarizado com um aplicativo que estava para ser desenvolvido, então a empresa naturalmente se voltou para mim” . Seu cotidiano mudou: antes de realizar o desenvolvimento de novas funcionalidades, foram organizadas discussões com os clientes. “Durante esses workshops de especificação, conhecemos as necessidades do cliente, ajudamos a formulá-las”.

Aos poucos, outros desenvolvedores se juntaram ao projeto e Céline se tornou gerente. Entre suas missões: supervisão e treinamento de desenvolvedores, acompanhamento de projeto, cumprimento de prazos de entrega, recebimentos, etc.

Eu tinha duas funções: dirigir e aumentar as habilidades técnicas dos desenvolvedores com quem trabalhei. Fui referência técnica e gerente de aplicativos. Meu papel era fazê-los progredir tecnicamente em tecnologias e aplicativos que eu conhecia bem.

Céline foi acompanhada por seu gerente e participou de um treinamento para aprender a supervisionar uma equipe: “você tem que encontrar o equilíbrio certo entre acompanhar os desenvolvedores (para satisfazer o cliente) e suporte para ajudá-los a ganhar autonomia (para que eles progridam)” .

developpement-web-612x354.jpg
developpement-web-612×354.jpg

Adquirindo as habilidades do scrum master

Ela então se juntou a uma equipe maior, estruturada em um método ágil. Com o papel técnico já representado, ela se tornou scrum master. “A equipe e o ex-scrum master me orientaram e me ensinaram agilidade” . Para facilitar sua tomada de posição, a Capgemini permitiu que ele participasse de treinamentos dedicados a métodos e gestão ágeis.

As certificações são oferecidas pela empresa. Isso permite que você conheça seu nível e seja reconhecido internamente. Também seguimos treinamentos técnicos de acordo com os projetos, para dominar os principais assuntos.

Estar acompanhado é essencial para adquirir o know-how e o know-how necessários ao exercício da profissão de scrum master. Estamos nos afastando das habilidades técnicas para focar no humano, as soft skills são essenciais. “O scrum master remove obstáculos e facilita as reuniões para que todos possam se expressar. Permite que a equipe estabeleça ações, métodos e trabalhe com eficiência”.

Plano de carreira de desenvolvedor

Segundo a Céline, os desenvolvedores têm três opções de carreira. Dependendo de suas aspirações e oportunidades, podem aprofundar seu papel gerencial, técnico ou funcional.

  • Direção: tornando-se um scrum master
  • Fonctionnel : analista de negócios, proprietário do produto…
  • Técnico: referente técnico, arquiteto, especialista técnico, etc.

Originalmente, ela tinha preferência pelo aspecto técnico, antes de gostar de pilotar. “Tive a oportunidade de ser scrum master, apreciei o método, acho mais relevante trabalhar em agilidade” . Essa também é a vantagem de trabalhar em uma grande empresa.

Não estamos presos a uma carreira predefinida. A Capgemini nos dá a oportunidade de testar funções, profissões, métodos. Evoluímos de acordo com nossas afinidades.

Daqui para frente, a Céline continuará trabalhando em projetos ágeis e integrando DevOps nas equipes. “Também vamos migrar para o ágil em escala. Vou treinar agilidade em um contexto com várias equipes no mesmo projeto. É uma organização nova, vou ajudar a montá-la. Teremos 4 equipes scrum no mesmo projeto, que terão que trabalhar juntas para adotar e seguir uma estratégia comum. É um belo desafio”.

scrum-master-cap-612x379.jpg
scrum-master-cap-612×379.jpg