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De webmaster a especialistas: uma retrospectiva da evolução das profissões da web

De webmaster a especialistas: uma retrospectiva da evolução das profissões da web

De webmaster a especialistas: uma retrospectiva da evolução das profissões da web

profissões da web. Originalmente, o webmaster era o único conhecedor da web e das novas tecnologias nas empresas. Hoje, departamentos inteiros são dedicados a isso. E além dos profissionais especializados, todas as profissões estão mudando com a ascensão do digital. Para decifrar essa tendência subjacente e voltar à evolução das profissões da web, nos reunimos com Christophe Dané, presidente da Digitall Makers e membro do conselho do IAB France, bem como as empresas de recrutamento especializadas Bluesearch e Urbanlinker.

Webmaster, o trabalho original

Se hoje os trabalhos da web são numerosos, no início havia apenas um: o webmaster. Um título de trabalho exclusivo que representa uma ampla variedade de situações. Este período foi orientado por profissionais apaixonados, imbuídos de liberdade e experimentação. Christophe Dané lembra muito bem disso: “Você tem que se lembrar dos primeiros trabalhos no digital e na internet como uma época em que você era solicitado a fazer coisas sem instruções. A questão não era saber que trabalho iríamos fazer, mas o que poderíamos explorar na Internet para mudar aqueles em que estávamos instalados. É aqui que o princípio de testar e aprenderassumiu sua dimensão. Inventamos funções, usos, profissões. Às vezes nós erramos, e foi isso que nos manteve. A força motriz era a curiosidade e a imaginação sem limites. O webmaster na época já era um marciano e o elo inicial de toda a cadeia digital. Quando vemos o que ele criou como descendentes…”

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De habilidades de webmaster a profissões na web

O webmaster já teve muitas habilidades: desenvolvimento web, design, gerenciamento de comunidades, redação web, administração de rede, otimização de SEO… Essas funções gradualmente se tornaram profissões específicas. Segundo a Bluesearch, “a ascensão do digital levou a uma taylorização das tarefas, ou seja, a uma especialização das profissões. Mais e mais profissões hiper-especialistas (por exemplo, especialista em SEO, gerente de comunidade, etc.)

Ainda de acordo com a Bluesearch, os trabalhos na web podem ser classificados em 5 categorias:

  • Marketing on-line e omnicanal
  • Novas tecnologias e dados
  • E-commerce e desenvolvimento de negócios
  • Produção e design de conteúdo
  • Gestão: diretor digital, diretor de e-commerce, etc.

E três tipos de empregos estão em voga de acordo com o Urbanlinker:

  • Profissões de webmarketing:  hoje, tendo se tornado pilares de crescimento e lucratividade, os perfis de marketing são cada vez mais procurados. A firma destaca a popularidade dos growth hackers e product owners, que se tornaram essenciais nas start-ups:
  • Empregos tecnológicos: a diferença entre oferta e demanda é considerável. “Ainda faltam perfis qualificados para atender às necessidades do mercado, o que está elevando os salários neste setor.”
  • Profissões relacionadas a dispositivos móveis: “a tendência do mobile-first é confirmada e as necessidades de recrutamento seguem. Vimos um forte aumento nas ofertas de trabalho móvel na França nos últimos meses. O que começou a ser verdade em 2015 torna-se óbvio em 2016: as empresas querem controlar todos os seus produtos móveis (iOS e Android)”

Por outro lado, algumas profissões de webmarketing estão em declínio e estamos testemunhando uma queda nos requisitos trabalhistas. “Muitas vezes, esse é o caso de diferentes cargos que podem se fundir em um: as habilidades de e-mail são encontradas, por exemplo, no escopo de cargos orientados a CRM em sentido amplo. Também observamos uma queda acentuada nas necessidades de negócios relacionados à afiliação.”

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Digitalização, uma tendência fundamental

Se a evolução de profissões específicas da web é interessante, a ascensão do digital tem impacto em um número muito maior de profissões. É uma mudança profunda, muitas vezes chamada de transformação ou transição digital ou digital. Hoje, os profissionais de todas as áreas precisam ser versáteis e dominar muitas habilidades digitais. Segundo Christophe Dané, esse movimento fundamental atinge todos os departamentos da empresa.

“O marketing é duramente atingido, mas também vemos que os outros departamentos da empresa são afetados pelo digital: financeiro, RH, DSI, vendas, back office. Nenhum território escapa à contaminação digital. Os serviços de nossas indústrias estão se tornando automatizados, personalizados, otimizados… O espírito comunitário da Internet também está se tornando o símbolo das relações sociais e do status dos funcionários. O entusiasmo e a adoção dos indivíduos a nível pessoal refletem-se nas atitudes e comportamentos profissionais. O digital está redefinindo os contornos das profissões e as qualidades necessárias para a execução das missões. Somos todos digitais + outra coisa… Colaborativa e participativa assumem a diretriz e a lógica piramidal das empresas.

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Situação do mercado de trabalho digital

As profissões digitais são, em sua maioria, profissões dinâmicas. “O mercado está ativo porque o faturamento é bastante alto; por outro lado, muitas empresas ainda estão no início de sua transformação digital e a criação de empregos ainda é numerosa” , estima Bluesearch.

Lado do recrutador

Para os recrutadores, às vezes é complicado: “a escassez é forte nas profissões mais promissoras (chefe de mercado, proprietário do produto, cientista de dados, diretor de experiência etc.). É preciso saber “comercializar sua oferta” e tomar decisões rapidamente” .

Para Christophe Dané, essa dificuldade sentida por alguns recrutadores em atrair talentos é explicada pela eterna busca pela ovelha de 5 patas. “Gestores e outros líderes empresariais só sonham com uma coisa: ter um funcionário que saiba fazer tudo com e no digital. Não diga a eles, certamente já está debaixo de seus narizes. Mas eles ainda não sabem e às vezes descobrem tarde demais. De fato, a busca pela pérola rara, que fará a empresa se transformar em digital, nem sempre é a abordagem correta. Sempre sonhamos com o presente na vitrine que ainda não temos. O tão desejado brinquedo de Natal por um ano, que deixamos ir, assim que as comemorações de fim de ano terminam. O CDO é o porta-estandarte dessa tendência.”Também exige uma redefinição das descrições de cargos, com uma parte variável definida por 2 elementos: “Aprender e fazer aprender, conhecer e fazer conhecer deve fazer parte da lógica da evolução das profissões”.

lado candidato

Do lado dos candidatos, a Bluesearch acredita que estão numa posição de força, que a empregabilidade é boa; mas o escritório traz uma ressalva: “a situação é mais delicada para iniciantes e seniores (e somos seniores muito jovens no mundo digital). A chave: mostrar aos empregadores tanto sua expertise quanto sua plasticidade intelectual (agilidade, temperamento empreendedor, adaptabilidade)”. Christophe Dané vai na direção da empresa de recrutamento: “O know-how continua sendo a primeira noção exigida dessas novas profissões. Mas, na verdade, é a atitude e o desejo que às vezes fazem a diferença na consideração da futura profissão. Saber ser é ser demonstrativo e ousar fazer as coisas: #memepaspeur. Se amanhã você quiser trabalhar em marketing social, deve ter demonstrado o uso e a paixão que o move neste universo. Você não terá credibilidade se sua timeline não for muito ativa, independente da rede social.

Para aproximar candidatos e recrutadores, o Blog do Moderador e o RegionsJob lançaram o Hellowork.io . Atualmente, são oferecidas mais de 2.000 ofertas de emprego.

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E amanhã ?

Dada a rápida evolução das profissões digitais, é difícil imaginar o que elas se tornarão amanhã. A especialização das profissões deve continuar, e os profissionais multifuncionais terão que adquirir novas habilidades para gerenciar os especialistas cada vez mais especializados. A Bluesearch espera novas profissões relacionadas a inteligência artificial, big data, aprendizado de máquina, objetos conectados, fintechs e medtechs. Segundo Christophe Dané, “a próxima revolução será certamente em torno do Blockchain. Muitas vezes ainda imaterial e muito conceitual, a natureza dessa revolução será, sem dúvida, uma parte importante das novas profissões digitais. Portanto, interessar-se por ele e imaginar o que podemos fazer com ele é o conselho que deve ser integrado às suas habilidades hoje.”