Benefícios da Direção Defensiva

Os benefícios de fazer um curso de direção defensiva

Quando se trata de dirigir, a segurança deve ser sempre a principal prioridade para os motoristas. Hoje, fazer um curso de direção defensiva é uma das melhores maneiras de se manter seguro e garantir que você esteja totalmente preparado para qualquer perigo potencial na estrada. Neste artigo, veremos por que fazer um curso de direção defensiva é essencial – continue lendo para saber mais!

Introdução aos Cursos de Direção Defensiva

Há muitos benefícios em fazer um curso de direção defensiva, mas por que isso importa? Aqui estão quatro razões pelas quais os cursos de direção defensiva são importantes:

  1. Eles podem ajudá-lo a evitar acidentes.
  2. Eles podem ajudá-lo a economizar dinheiro em seguros.
  3. Eles podem ajudá-lo a se tornar um motorista melhor.
  4. Eles podem lhe dar paz de espírito.Cursos de direção defensiva ensinam como dirigir defensivamente para evitar acidentes. 

Cursos de direção defensiva também podem ajudá-lo a se tornar um motorista melhor. E, finalmente, fazer um curso de direção defensiva ao comprar uma CNH pode lhe dar tranquilidade.

Benefícios de fazer um curso de direção defensiva

  • Cursos de direção defensiva ensinam habilidades e técnicas para ajudá-lo a evitar acidentes e melhorar sua segurança geral ao dirigir.
  • Outro benefício de um curso de direção defensiva é que ele pode ajudar você a economizar dinheiro no seguro do seu caminhão.
  • Por fim, é uma ótima maneira de atualizar seus conhecimentos sobre as regras de trânsito e aprender sobre as novas leis de trânsito. É sempre uma boa ideia manter-se atualizado sobre as últimas mudanças nas leis de trânsito, e um curso de direção defensiva é uma excelente maneira de fazer isso.

5 exemplos de direção defensiva

A direção defensiva engloba hábitos ao volante, preparação antes de dirigir, pensamento crítico e prevenção de riscos. Aqui estão alguns exemplos de comportamentos usados ​​por motoristas defensivos para tornar a si mesmos e às pessoas ao seu redor mais seguros na estrada.

Planejando à frente

A direção defensiva não envolve apenas o que você faz enquanto dirige. Motoristas defensivos planejam com antecedência antes mesmo de se sentar ao volante. Isso significa adquirir o hábito de verificar as condições do tempo e da estrada antes de dirigir, para saber se há algum perigo, como água parada, que você precisa estar ciente em sua rota. Planejar com antecedência também significa sair cedo o suficiente para poder levar seu tempo em sua viagem para que você possa navegar por esses tipos de perigos com cuidado e segurança.

Você também deve planejar com antecedência para dirigir na melhor hora do dia – evitando o horário de pico para poder dirigir quando há menos tráfego, saindo no horário apropriado para terminar sua viagem antes de escurecer ou dando a si mesmo tempo extra para navegação ao dirigir em uma área desconhecida.

Escaneando seu ambiente

Muitas vezes ouvimos que os motoristas devem manter os olhos na estrada. Mas isso não é inteiramente verdade – os motoristas mais defensivos estão constantemente examinando os arredores, movendo os olhos da estrada à frente, para as laterais do carro, para o espelho retrovisor e para trás. Isso permite que eles estejam constantemente atentos a quaisquer perigos potenciais que possam surgir enquanto dirigem. Lembre-se de que os perigos nem sempre vêm à sua frente enquanto você dirige – você precisa estar ciente de tudo ao seu redor. 

Deixando uma almofada de espaço ao redor do seu veículo

Os motoristas defensivos não dirigem muito perto dos veículos à sua frente e freiam cedo para evitar chegar muito perto. Mas eles também ficam atentos aos espaços nas laterais e atrás de seus veículos e tentam deixar espaço nessas áreas também. Por exemplo, direção defensiva significa mudar de faixa para evitar outro veículo que esteja atrás de você ou evitar dirigir imediatamente ao lado de outro carro na faixa ao seu lado.

Manter o espaço ao redor do veículo permite que você tenha espaço para manobrar e criar um plano de saída – uma maneira de colocar o veículo em segurança caso surja um perigo repentino.

Não deixar que as ações de outros motoristas o afetem

A direção defensiva é o oposto da raiva na estrada .

Muitos casos de raiva no trânsito começam quando outro motorista faz algo ofensivo (seja por engano ou intencionalmente, ou mesmo por direção imprudente ou agressiva) e você permite que isso afete suas emoções. Quando você fica com raiva, chateado ou emocional, isso afeta sua capacidade de tomar decisões calmas, racionais e seguras ao volante.

É por isso que motoristas defensivos não permitem que as ações de outros motoristas os afetem, emocional ou mentalmente. Eles não levam as coisas para o lado pessoal quando estão na estrada – eles se concentram no que podem controlar, que são suas próprias ações e decisões.

Evitando distrações

Existem três tipos de distrações para os motoristas: 

  • Visual, que inclui qualquer coisa que distraia seus olhos de escanear seus arredores.
  • Manual, que inclui qualquer coisa que distraia suas mãos do volante durante a condução.
  • Cognitivo, que inclui qualquer coisa que distraia sua mente para que você deixe de se concentrar na tarefa em questão, que é dirigir com segurança.

As distrações podem se enquadrar em uma, duas ou até mesmo nas três categorias. Por exemplo, enviar mensagens de texto é uma distração visual, pois envolve olhar para a tela do telefone, uma distração manual, pois envolve segurar um telefone ou digitar, e uma distração cognitiva, pois envolve ler e processar uma mensagem e formular uma resposta.

Os motoristas defensivos estão cientes de todos os três tipos de distrações e procuram ativamente evitá-los enquanto dirigem. Eles entendem que dirigir com segurança exige que estejam presentes e focados, e tratam a tarefa com a seriedade que ela merece.

Como um curso de direção defensiva aumenta a segurança na estrada

Um curso de direção defensiva na Trukademy é projetado para ensinar aos motoristas como evitar acidentes e se manter seguro na estrada.Há muitos benefícios diferentes de fazer um curso de direção defensiva. O curso ensinará como detectar possíveis perigos na estrada e reagir a eles com rapidez e segurança.

Conclusão

Cursos de direção defensiva são um excelente investimento para motoristas de todas as idades e níveis de experiência. Fazer esses cursos pode não apenas ajudá-lo a aprender novas habilidades, mas também reduzir o risco na estrada, ajudando você a se tornar mais consciente dos perigos potenciais. Em última análise, fazer um curso de direção defensiva é uma excelente maneira de se manter seguro ao volante e se proteger de multas de trânsito caras ou possíveis danos a outras pessoas em caso de acidente.