Certificação de TI vs. grau

Certificação de TI vs. grau: Qual é o melhor para sua carreira?

Os profissionais de TI podem aprimorar suas habilidades por meio de programas de graduação e certificações. Embora as certificações sejam uma opção econômica, os diplomas oferecem uma educação mais abrangente.

Se você deseja aprofundar seu conhecimento em campos relacionados à TI, existem dois caminhos a seguir – certificações e diplomas. Ambos os caminhos têm benefícios, mas certamente não são os mesmos.

Você deve ter um objetivo final em mente e saber o que cada opção oferece antes de mergulhar. As considerações incluem onde você está atualmente em sua carreira, quanto tempo você deve dedicar aos estudos e em que campo deseja trabalhar.

Explore a diferença entre certificações e graus de TI e descubra quando um é preferível ao outro para continuar sua carreira em TI. Além disso, mergulhe no mundo dos certificados, um animal diferente das certificações e graus que ocupa um espaço em algum lugar entre os dois.

Certificação de TI vs. grau: Quais são as diferenças?

As principais diferenças entre certificações e diplomas universitários são o tempo necessário para obtê-las, o custo associado e a quantidade de conhecimento adquirido durante os estudos. Dito isto, se você optar por seguir o caminho da graduação, o aprendizado não deve terminar depois de se formar. As certificações podem muito bem ser o próximo passo para manter seus conhecimentos e habilidades atualizados no campo de TI escolhido.

Compromisso de tempo

Leva quatro anos para obter um diploma de bacharel em TI por meio de um programa tradicional. Isso significa um compromisso de tempo de oito semestres com quatro turmas a cada semestre. A maioria das aulas tem três horas de crédito, ou seja, se você fizer quatro aulas, passará pelo menos 12 horas na sala de aula por semana – além de trabalhos de casa, estudos e laboratórios. Se você quer um mestrado – em, digamos, segurança cibernética – ou outro diploma de pós-graduação, adicione dois ou mais anos a esse período.

Se você estiver trabalhando em período integral, talvez não seja possível fazer uma carga completa de curso além de mais de 40 horas de trabalho por semana. Se você escolher o caminho do curso enquanto trabalha em período integral, poderá optar por fazer uma ou duas aulas a cada semestre, prolongando o período necessário para obter esse diploma.

Certificações, por outro lado, oferecer treinamento mais específico em um período de tempo mais curto. A obtenção de uma certificação pode levar até seis meses, dependendo do campo que você está estudando. Isso facilita muito o conhecimento em um determinado campo se você estiver trabalhando em período integral.

Embora as certificações levem menos tempo para ganhar, você obterá mais conhecimento de um programa de graduação. Embora os programas de graduação ofereçam cursos básicos para o campo de estudo escolhido, você também terá aulas mais gerais de artes e ciências para uma educação mais abrangente.

Custo e acessibilidade

De acordo com EducationData.org, o custo médio das mensalidades nas faculdades estaduais por um ano em uma instituição pública de quatro anos é pouco mais de $ 9.500. Um ano em instituição privada de quatro anos é ainda mais alto, com pouco mais de $ 13.000. Lembre-se de que este é apenas o custo da mensalidade. Livros, laboratórios, planos de sala e refeição colocarão esses números em um preço ainda mais alto.

As certificações, no entanto, têm um preço consideravelmente mais baixo. O custo de uma certificação geralmente é composto de todos os livros necessários para estudar o material mais o custo de sessão para o exame de certificação. Dependendo da certificação, isso pode variar de $ 100 a $ 2.000.

Por exemplo, um CompTIA oferece certificações essenciais nos fundamentos de TI a partir de pouco mais de $ 100 por exame. CompTIA mais avançado as certificações são mais caras e podem custar mais de $ 450.

A Cisco, como fornecedor, oferece uma série de certificações – algumas com testes e procriação online – em cinco categorias: nível de entrada, associado, profissional, especialista e arquiteto. O preço das certificações de nível básico é um pouco acima de $ 150 para ser submetido ao exame. Os exames de certificação da Cisco aumentam de preço à medida que o nível de especialização aumenta, superando mais de $ 15.000 para o exame de arquiteto.

Esta não é de forma alguma uma lista abrangente de certificações de TI disponíveis. Outras certificações que os profissionais de TI podem procurar por fornecedores, por exemplo, incluem VMware, Microsoft, Força de vendas e AWS.

Quando uma certificação de TI é a melhor opção?

Se você está buscando uma posição de nível júnior e deseja entrar rapidamente na força de trabalho, uma certificação pode ser o caminho a seguir. Um certificação de nível de entrada permitirá que você se habilite de maneira rápida e econômica.

As certificações também são uma boa opção para adquirir habilidades de trabalho sob demanda depois de se formar. Essas certificações permitirão que você demonstre seu conhecimento de tecnologia emergente e o ajude a subir as fileiras mais rapidamente onde trabalha.

Confira topo segurança cibernética, Treinamento de IoT e certificações de gerenciamento de acesso; aprender a avaliar cursos de treinamento em certificação de nuvem.

Quando um diploma de TI é a melhor opção?

Se você tem tempo e recursos de sobra, a rota de graduação é o caminho a percorrer. Embora você possa gastar mais tempo e dinheiro estudando para obter um diploma universitário, um diploma durará para sempre. Uma certificação pode durar apenas alguns anos antes que você precise fazer o exame novamente para recertificar. E quando você recertificar, esteja preparado para estudar novas informações, pois os testes serão alterados juntamente com os avanços da tecnologia.

Muitos empregadores também tendem a contratar pessoas com quatro anos de idade apenas com certificações, e os trabalhos seniores de TI geralmente são abertos apenas para aqueles com diplomas. Embora certamente não seja inédito contratar pessoas sem um diploma de TI, é a exceção e não a regra.

Um diploma também pode ser uma boa opção se sua empresa oferecer reembolso de mensalidades. Isso permitirá que você obtenha um diploma sem nenhum custo – ou pelo menos uma taxa altamente descontada.

Certificações vs. programas de certificação

Embora pareçam semelhantes, os programas de certificação e certificado são duas coisas totalmente diferentes. Aqui estão algumas diferenças entre os dois:

Certificações

  • As certificações resultam de uma avaliação que testa o conhecimento sobre habilidades em uma determinada área.
  • Eles geralmente significam estudar por conta própria e pagar para fazer um exame.
  • As certificações geralmente exigem experiência profissional para desenvolver e atualizar habilidades.
  • Eles expiram, exigindo que você atualize seu conhecimento e faça um exame a cada dois ou três anos.
  • Terceiros normalmente concedem certificações.

Programas de certificado

  • Os programas de certificação oferecem um processo educacional mais estruturado – bem como programas de graduação; inclua uma série de cursos. Você pode concluí-los em menos tempo do que um grau tradicional, no entanto.
  • Esses programas podem levar de alguns meses a alguns anos para serem concluídos, dependendo do campo.
  • Eles geralmente são mais caros do que as certificações, mas menos dispendiosos que os graus.
  • Os programas de certificação são bons para profissionais experientes e recém-chegados ao campo.
  • Instituições educacionais geralmente concedem certificados.