scrum-master-612x408.jpg
scrum-master-612x408.jpg

Scrum master: “um guia que ajuda a equipe a aplicar métodos ágeis”

Scrum master: "um guia que ajuda a equipe a aplicar métodos ágeis"

Scrum master: "um guia que ajuda a equipe a aplicar métodos ágeis"

Em equipes técnicas que aplicam métodos ágeis, e mais especificamente o método Scrum, o papel do scrum master é essencial. Seu objetivo: garantir que os processos sejam respeitados e que tudo seja feito para satisfazer o cliente final. Para entender melhor as responsabilidades e o cotidiano do scrum master, conhecemos Mathieu Lendres. Ele ingressou na Capgemini em 2011 como desenvolvedor .NET antes de se tornar um scrum master.

O papel do scrum master na equipe técnica

Mathieu tem participado em inúmeros projetos no setor aeronáutico, totalmente geridos de acordo com o método Scrum. Ele começou como desenvolvedor antes de se tornar um scrum master neste projeto. Hoje na Capgemini, a maioria dos projetos adota métodos ágeis. Mathieu acompanha as equipes técnicas para que apliquem esses princípios.

O scrum master não é um gerente de projeto, ele é um guia que ajuda a equipe a aplicar métodos ágeis.

Os métodos ágeis estabelecem uma série de valores e princípios. O scrum master está lá para aplicá-los.

Para que a equipe progrida de forma otimizada e foque no desenvolvimento de funcionalidades com alto valor agregado para o cliente, o scrum master antecipa e auxilia na resolução dos problemas encontrados pela equipe.

scrum-master-612x408.jpg
scrum-master-612×408.jpg

Um cotidiano pontuado por rituais

O scrum master organiza e anima os diferentes rituais do método Scrum. Os métodos ágeis funcionam em iterações de várias semanas, durante as quais são organizadas reuniões dedicadas, “rituais”.

  • Planejamento do Sprint: No início de cada iteração, os profissionais de negócios apresentam os recursos a serem projetados durante o sprint. A equipe técnica os assimila, tenta entendê-los o melhor possível e estima o tempo necessário para o desenvolvimento de cada tarefa.

O papel do scrum master é impor o tempo alocado para a reunião. A maioria das trocas são com o proprietário do produto e os membros da equipe.

  • Reunião stand-up diária:  todos os dias, a equipe apresenta o trabalho realizado e o trabalho a ser feito. Esta reunião diária tem a duração máxima de 15 minutos.

O scrum master garante que todos os membros da equipe possam se expressar e relatar quaisquer problemas encontrados. Respeitar o tempo, que é relativamente curto para reuniões diárias, é importante.

  • Revisão do Sprint:  ao final de cada iteração, toda a equipe vai até o cliente para apresentar o produto desenvolvido durante o sprint.

Aqui, o scrum master é relativamente passivo. Ele acompanha a apresentação, liderada pelo product owner, com os demais membros da equipe técnica.

  • Retrospectiva: por fim, toda a equipe analisa o trabalho realizado. O sprint correu bem? O que deu errado? O que pode ser melhorado? O que funciona e precisa ser repetido?

O scrum master lidera esta reunião essencial para o sucesso dos projetos seguintes.

Por meio desses rituais, o scrum master é mais um facilitador do que um ator no projeto.

A equipe técnica, incluindo o proprietário do produto, está em autogestão o resto do tempo e é responsável pelas tarefas a serem realizadas no âmbito do projeto. Em alguns casos, o scrum master assume a função de desenvolvedor quando os rituais são concluídos. Mas vemos cada vez mais scrum masters em tempo integral, envolvidos em vários projetos.

reunion-612x408 (1).jpg
reunion-612×408 (1).jpg

Habilidades do scrum master

Para exercer a profissão de scrum master, certas habilidades são essenciais.

O relacionamento é essencial, pois o scrum master deve resolver os problemas humanos. Você tem que saber como desarmar situações problemáticas. O scrum master deve ser perfeitamente organizado e ser um bom facilitador. Habilidades técnicas são desejáveis, pois permitem entender melhor as situações encontradas pelos desenvolvedores. Mas não é obrigatório: cabe ao time resolver os problemas técnicos, não ao scrum master.

Em geral, são ex-desenvolvedores que se tornam scrum masters – ou desenvolvedores que trabalham como scrum masters em meio período. Mas, novamente, não é obrigatório: os gerentes de projeto podem se tornar scrum masters, desde que pensem nos projetos de maneira diferente.

Todos podem adquirir as habilidades do scrum master, existem cursos de treinamento muito bons. Ser desenvolvedor não é necessário, é necessário, acima de tudo, adotar essa forma ágil de pensar.

Mathieu gosta particularmente desses métodos. Ele aprecia a auto-organização das equipes e seu empoderamento – é muito diferente dos métodos tradicionais de gerenciamento de projetos, como o V-cycle.

Você raramente se torna um scrum master por vocação. Para mim, foi revelado pelo senso de relacionamento, o desejo de ajudar os outros. Depende da personalidade de cada pessoa.

meeting-pc-carnet-612x408.jpg
meeting-pc-carnet-612×408.jpg

Ser scrum master na Capgemini

Na Capgemini, Mathieu trabalha principalmente para grandes grupos. Em Toulouse, muitos projetos estão relacionados à aeronáutica. A Capgemini também trabalha para o setor de defesa.

Usamos tecnologias Microsoft (Sharepoint…), JAVA, PHP… É muito amplo, em áreas muito variadas. Os projetos propostos são importantes, trabalhamos com pessoas experientes que nos transmitem seus conhecimentos. Aprendemos muito.

Mathieu também cita a confiança dos gestores e os meios disponibilizados.

Os projetos estão cada vez mais ágeis. Para que isso funcionasse, precisávamos de ferramentas visuais para reuniões diárias em pé. Todos os escritórios foram, portanto, equipados com grandes TVs para que os projetos possam aplicar o método Scrum em boas condições.