história do vibrador com o  charlatanismo médico
história do vibrador com o  charlatanismo médico

Conheça a história do vibrador com o  charlatanismo médico

No momento contemporâneo do feminismo sex-positive, muitos são os elogios à capacidade orgásmica do vibrador. “Eles são abrangentes, um manto de eletricidade, que corre em suas veias, produzindo orgasmos que você não sabia que era fisicamente capaz de ter”, escreveu Erica Moen em seu web comic “Oh Joy Sex Toy”. Os vibradores hoje andam de mãos dadas com a sexualidade feminina.

No entanto, para as donas de casa americanas da década de 1930, o vibrador parecia com qualquer outro eletrodoméstico: uma nova tecnologia elétrica não sexual que podia funcionar com o mesmo motor universal de suas batedeiras de cozinha e aspiradores de pó. Antes que os motores pequenos se tornassem baratos de produzir, os fabricantes vendiam uma única base de motor com acessórios separados para uma série de atividades domésticas, desde lixar madeira até secar cabelos ou curar o corpo com vibrações elétricas.

Em nossa pesquisa sobre a história médica da eletricidade, vibradores aparecem ao lado de cintos de baterias galvânicas e eletroterapias charlatãs como uma das muitas curas caseiras peculiares do início do século 20.

Vibrar para a saúde

vibrador eletromecânico
vibrador eletromecânico

O primeiro vibrador eletromecânico foi um dispositivo chamado “percuteur” inventado pelo médico britânico Joseph Mortimer Granville no final da década de 1870 ou início da década de 1880. Granville pensou que a vibração alimentava o sistema nervoso humano e desenvolveu o percuteur como um dispositivo médico para estimular os nervos doentes.

No início do século 20, os fabricantes estavam vendendo vibradores como eletrodomésticos comuns. No que pode parecer surpreendente para os leitores do século 21, esses aparelhos prometiam alívio de uma variedade não sexual. Usuários de todas as idades vibravam em quase todas as partes do corpo, sem intenção sexual.

Os vibradores facilitavam o trabalho doméstico, aliviando as dores das donas de casa cansadas, acalmando os choros das crianças doentes e revigorando os corpos dos trabalhadores. Eles foram aplicados nas costas cansadas e nos pés doloridos, mas também na garganta, para curar a laringite; o nariz, para aliviar a pressão sinusal; e tudo no meio. A vibração prometia acalmar o estômago de bebês com cólicas e estimular o crescimento do cabelo em homens calvos. Foi até pensado para ajudar a curar ossos quebrados.

Um anúncio de 1910 no New York Tribune declarou que “A vibração elimina a doença como o sol elimina a névoa”. Em 1912, o vibrador “New-Life” de Hamilton Beach veio com um guia de instruções de 300 páginas intitulado ” Saúde e como obtê-lo “, oferecendo uma cura para tudo, desde obesidade e apendicite até tuberculose e vertigem.

Como esses anúncios sugerem, os vibradores não eram tratamentos médicos padrão, mas charlatanismo médico, medicina alternativa que não cumpria suas promessas. No entanto, as panacéias elétricas vendidas aos milhões.

A forma clássica de charlatanismo médico no mercado norte-americano era a medicina patenteada – misturas basicamente inúteis feitas principalmente de álcool e morfina, às vezes contendo ingredientes totalmente prejudiciais, como chumbo e arsênico. Após a aprovação do Pure Food and Drug Act em 1906, o governo federal passou a regular a venda de medicamentos patenteados.

Em 1915, o Journal of the American Medical Association escreveu que “o negócio do vibrador é uma ilusão e uma armadilha. Se tem algum efeito, é a psicologia”. O negócio era perigoso não porque era obsceno, mas porque era um remédio ruim. O potencial, reconhecido pelos médicos, do vibrador para ser usado na masturbação era apenas mais uma evidência de seu charlatanismo.

A cura para a doença 

A estudiosa de brinquedos sexuais Hallie Lieberman aponta que quase todas as empresas de vibradores no início do século 20 ofereciam acessórios fálicos que “teriam sido considerados obscenos se vendidos como vibradores”. Apresentados como dilatadores retais ou vaginais, esses dispositivos deveriam curar hemorróidas, constipação, vaginite, cervicite e outras doenças localizadas nos genitais e no ânus. 

Um dos muitos usos médicos do vibrador era curar doenças de disfunção sexual. E esse uso foi um ponto de venda, não um segredo, durante uma era de retórica antimasturbatória.

Acreditava-se que a masturbação causava doenças como impotência nos homens e histeria nas mulheres. A doença masturbatória era uma ideia bastante comum no início do século 20. Uma de suas formulações sobreviventes é a ideia de que a masturbação o deixará cego.

Não há como realmente saber como as pessoas estavam usando vibradores. Mas a evidência sugere que eles significavam tratamento médico, não masturbação pecaminosa, independentemente do uso. Mesmo que os usuários estivessem fazendo ações físicas que as pessoas hoje consideram como masturbação, eles não entenderiam que estavam se masturbando e, portanto, não estavam se masturbando.

Repensando a história do vibrador

Durante a maior parte do século 20, os vibradores permaneceram em charlatanismo inócuo. A Good Housekeeping chegou a conceder seu selo de aprovação a alguns modelos na década de 1950. Quando a revolução sexual atingiu a América na década de 1960, os vibradores foram em grande parte esquecidos, aparelhos ultrapassados.

Na década de 1970, feministas radicais transformaram o vibrador de uma relíquia da domesticidade passada em uma ferramenta de liberação sexual feminina. Nas oficinas de sexo corporal de Betty Dodson, as vibrações elétricas transformaram “sentimentos de culpa sobre a masturbação em sentimentos de celebração, de modo que a masturbação se tornou um ato de amor próprio”. Ela e suas irmãs adotaram os vibradores como uma tecnologia política que poderia converter donas de casa anorgásmicas frígidas em poderosos seres sexuais capazes de ter múltiplos orgasmos e destruir o patriarcado.

Essa revolta masturbatória apagou a reputação do vibrador como uma cura para a doença masturbatória e a substituiu por uma ligação específica, poderosa, pública e duradoura entre o vibrador e a prática de auto prazer feminino.